Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação Social > Arsenal de Guerra do Rio comemora o Dia do Soldado
Início do conteúdo da página

Arsenal de Guerra do Rio comemora o Dia do Soldado

Rio de Janeiro (RJ) - Arsenal de Guerra do Rio. No dia 23 de agosto, o Arsenal de Guerra do Rio, organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), realizou a formatura militar alusiva ao Dia do Soldado, que reverencia a data de nascimento do ilustre Patrono do Exército Brasileiro, em  25 de agosto, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Abrilhantaram o evento, alunos do 5° ano da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, localizada na Vila Militar São Lázaro - Caju - RJ.

Acesse o link da matéria no site do Exército.

DIA DO SOLDADO

A solenidade contou com a leitura da Ordem do Dia realizada pelo Chefe da Divisão de Pessoal, Maj Sant'AnnaEm seguida, os soldados incorporados às fileiras do Exército Brasileiro no corrente ano, fizeram o juramento solene à Bandeira Nacional. Dando prosseguimento, diversos militares deste Arsenal foram condecorados com medalhas militares, entre elas: Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Osório, Medalha Militar de Prata, Medalha de Tempo de Serviço Amazônico e Medalha de Praça mais distinta.

DIA DO SOLDADO DIA DO SOLDADO
DIA DO SOLDADO DIA DO SOLDADO
DIA DO SOLDADO DIA DO SOLDADO

Durante a cerimônia, ao fazer o uso da palavra, o TC Maurício Ramos de Resende Neves, Diretor do AGR, em primeiro lugar agradeceu a presença dos alunos da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, ressaltando a importância da presença dos mesmos em eventos dessa natureza.

Destacou, também, a relevância dos feitos históricos realizados pelo Marechal Luís Alves de Lima e Silva, que dedicou praticamente toda sua vida ao serviço da pátria, tendo sempre papel fundamental em todas as campanhas que atuou, sobretudo na Campanha da Tríplice Aliança, onde seu célebre brado foi imortalizado: "Sigam-me os que forem brasileiros!". Lutou, também, pela consolidação da independência e atuou de forma decisiva debelando as diversas revoltas no período regencial, pacificando as províncias envolvidas em contendas, de forma firme, porém sem perder de vista o aspecto humano no tratamento com os vencidos, contribuindo, assim para que a unidade do território brasileiro se mantivesse íntegra. Duque de Caxias, sempre se destacou como exímio estrategista, líder militar e, acima de tudo, buscando a todo momento pacificar os conflitos, ao invés de se impor somente pelas armas. Por esse motivo, foi notabilizado como "O Pacificador".

DIA DO SOLDADO DIA DO SOLDADO
 DIA DO SOLDADO  DIA DO SOLDADO

  

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página