Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação Social > Arsenal realiza Formatura alusiva ao Dia do Quadro de Engenheiros Militares (QEM)
Início do conteúdo da página

Arsenal realiza Formatura alusiva ao Dia do Quadro de Engenheiros Militares (QEM)

Rio de Janeiro (RJ) - Arsenal de Guerra do Rio. No dia 09 de agosto, no Arsenal de Guerra do Rio, organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), ocorreu a solenidade militar alusiva ao dia do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), que transcorreu no dia 03 de agosto.

DIA DO QEM

Na oportunidade, o Cap Vasconcelos, Chefe da Seção de Controle de Qualidade, fez a leitura de um texto alusivo à data onde foi reverenciada a memória do seu ilustre patrono, o Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra. O Coronel Ricardo Franco nasceu em Portugal, no dia 03 de agosto de 1748 e com apenas 18 anos de idade concluiu os cursos de engenharia e artilharia. Possuía o posto de capitão quando foi destacado, pela Rainha D. Maria I de Portugal, para viajar ao Brasil e chefiar a Terceira Partida de Demarcações de Limites, em cumprimento às determinações do Tratado de Santo IIdefonso, para resolver as disputas territoriais resultantes da expansão das fronteiras do Brasil.

Desempenhou papel decisivo  na consolidação do espaço territorial brasileiro, responsável pelo levantamento de extensas regiões fronteiriças explorando mais de 50 rios das bacias do Amazonas e do Prata e mapeando as Capitanias do Grão-Pará, de São José do Rio Negro (atual Amazonas) e de Mato Grosso. Construiu obras de inestimável valor estratégico como o Real Forte Príncipe da Beira, o Quartel dos Dragões, em Vila Bela, e o Forte Novo de Coimbra. 

Além dessas valiosas contribuições na área da Engenharia, também teve papel determinante no aspecto militar ao liderar a força de resistência brasileira frente ao ataque do inimigo espanhol em 1801, na época em que comandava o Forte Coimbra, na região Sul de Mato Grosso. Mesmo em notória de desvantagem, conseguiu impor heróica resistência à frente de sua tropa, impedindo o avanço das forças inimigas. Tal fato, se revela como um autêntico ato de bravura, destemor e alto espírito de liderança. 

DIA DO QEM DIA DO QEM
DIA DO QEM DIA DO QEM

Na sequência, o Major Bussinger, respondendo pela Direção do Arsenal, fez uso da palavra parabenizando todos os engenheiros militares que servem nesta histórica organização militar, os quais mantém vivas as tradições de seu patrono, Coronel Ricardo Franco, e são responsáveis diretos pela elaboração e desenvolvimento dos projetos para produção e recuperação de armamentos como morteiros 120, 81 e 60 mm, além dos diversos Materiais de Emprego Militar (MEM) a cargo do AGR, contribuindo de forma eficiente para que esta secular Organização Militar cumpra suas missões com êxito.

DIA DO QEM  DIA DO QEM
registrado em:
Fim do conteúdo da página