Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação Social > Arsenal de Guerra do Rio recebe Visita de Orientação Técnica (VOT) do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT)
Início do conteúdo da página

Arsenal de Guerra do Rio recebe Visita de Orientação Técnica (VOT) do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT)

Rio de Janeiro (RJ) - Arsenal de Guerra do Rio (AGR). No dia 21 de setembro, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), seguindo rigorosamente todas as diretrizes sanitárias de prevenção à Covid-19, recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT) do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves, acompanhado do Chefe de Tecnologia de Informação e Comunicações do DCT, General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, do Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, General de Divisão Robson Santana de Carvalho, do Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar do DCT, General de Divisão Alan Denilson Lima da Costa e do Diretor de Fabricação, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela.

VOT DCT

O Chefe do DCT e sua comitiva foram recepcionados no Portão Nobre do AGR pelo Diretor de Fabricação e pelo Diretor do Arsenal. Após a recepção das autoridades, ocorreu a apresentação dos Oficiais no Salão Nobre. Dando prosseguimento ao evento foi proferida uma palestra institucional pelo Diretor de Fabricação acerca dos diversos projetos desenvolvidos pelo Sistema de Fabricação (SisFab) e abordou também, de forma detalhada, as peculiaridades e objetivos da DF, bem como as diversas metas e demandas dos Arsenais daquela Diretoria. Em seguida, o Diretor do AGR proferiu uma palestra versando sobre um resumo do histórico dessa Bicentenária Organização Militar Fabril e sua importância estratégica como pólo tecnológico de produção de Materiais de Emprego Militar (MEM), e apresentou os diversos produtos constantes do seu portfólio de produção, tais como: Morteiro 120 mm, Morteiro 81 mm, Morteiro 60 mm, Materiais de Engenharia, Materiais de Optrônica, Materiais de Comunicações e Eletrônica e os diversos materiais produzidos pela Fundição do AGR.

VOT DCT VOT DCT 
VOT DCT VOT DCT
VOT DCT VOT DCT

Na sequência, o General Amin e sua comitiva conheceram o Museu do Arsenal de Guerra do Rio, onde apreciaram o rico e variado acervo daquele espaço cultural. Em seguida, visitaram as seções da Divisão Industrial (DI) do AGR, tais como: Seções de Optrônica e de Comunicações e Eletrônica, onde puderam conhecer de perto, os processos industriais desenvolvidos para a fabricação e manutenção dos diversos produtos, com destaque para os Equipamentos de Visão Noturna (EVN) e a linha de montagem dos modernos rádios Harris Falcon III RF-7800S e RF-7800V-HH. Posteriormente, percorreram as seções de Usinagem Geral, Metrologia/Controle de Qualidade, Montagem de Morteiros, Projeto de Engenharia, Serralheria, Tratamento Superficial e, por fim conheceram a tradicional Seção de Fundição Mestre Valentim, onde são produzidos os diversos bustos, placas, moedas e demais peças fundidas pelo AGR.

VOT DCT VOT DCT
VOT DCT VOT DCT
VOT DCT VOT DCT
VOT DCT VOT DCT 

Sendo assim, o Chefe do DCT teve a oportunidade de ter um contato mais aproximado com a capacidade produtiva e operativa do Arsenal, conhecendo mais de perto as especificidades, os desafios e obstáculos enfrentados por essa histórica Organização Militar.

Diante de todo o exposto, a Visita de Orientação Técnica (VOT) se apresenta como oportunidade ímpar para que uma Organização Militar como o Arsenal de Guerra do Rio, com mais de dois séculos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, continue com êxito e sucesso em sua missão.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página