Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação Social > Restauração de Monumento da Intentona Comunista pela Seção de Fundição do Arsenal de Guerra do Rio
Início do conteúdo da página

Restauração de Monumento da Intentona Comunista pela Seção de Fundição do Arsenal de Guerra do Rio

Rio de Janeiro (RJ) - Arsenal de Guerra do Rio. No mês de junho do corrente ano, a Seção de Fundição do AGR, atendendo a uma solicitação do Instituto Militar de Engenharia (IME), realizou a restauração de uma estátua medindo 300 x 100 cm e 03 (três) placas, sendo 02 (duas) medindo 100 x 100 cm e 01 (uma) medindo 100 x 50 cm, alusivas à Intentona Comunista, monumento esse localizado na  Praia Vermelha, na Urca e sob a guarda do IME.

 A restauração consistiu em trazer à tona detalhes da obra que ficaram esquecidos, tendo em vista o posicionamento da mesma próximo ao mar, o que ocasionou um processo de oxidação do material original, deixando as peças altamente afetadas. A Equipe de Oxidação e Polimento da Seção de Fundição do Arsenal, liderada pelo 2° Sargento Araújo, tendo como demais integrantes o 3° Sargento Oliveira e os soldados Borges e Correia, primeiramente realizaram o processo de escoriação com escovas de aço e esmerilhadeira. Logo a seguir, houve a fase de lixamento e a abertura dos detalhes dourados com uma lã de aço. Finalizando o processo de restauração, foi aplicada uma fina camada de verniz poliuretano, conferindo maior durabilidade ao monumento, para atenuar danos provocados pela chuva, maresia e pelas intempéries climáticas. Dessa forma, acentua-se o compromisso do IME e AGR para a preservação do patrimônio e a História Militar. 

MONUMENTO
MONUMENTO MONUMENTO
MONUMENTO  MONUMENTO

MONUMENTO

 

MONUMENTO MONUMENTO
MONUMENTO  MONUMENTO

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página